Diagnóstico e Atendimento

Para se fazer um diagnóstico em Medicina Oriental leva-se em conta vários fatores e vários sinais que o corpo apresenta.

A visão oriental do corpo humano é muito vasta e não faz separações, distinções, particionamentos, é um todo que abrange emoções, pensamentos, acontecimentos guardados mesmo que esquecidos, sentimentos, funções orgânicas, enfim, tudo é considerado energia. Tudo é considerado uma forma de manifestação do Ki ou Chi, a nossa energia essencial. São formas diferentes de manifestação e assim, o corpo físico é tão somente esta mesma energia manifestada de forma mais densa.

Por esse princípio, não é possível tratar de qualquer distúrbio sem que haja reflexos na totalidade.

São varias as formas de se fazer um diagnóstico, como a verificação dos pulsos, a verificação coloração da pele, a observação das variações da língua, apalpações entre outras. Como qualquer “doença” ou dor é resultado de distúrbios nessa nossa energia e como, pela ótica oriental, qualquer distúrbio físico tem, de alguma forma a origem em conflitos emocionais, estas manifestações estão sempre em mutação.

Durante o diagnóstico há apalpações, isso já é o suficiente para provocar alterações na forma como o distúrbio se manifesta. Disto resulta que, a cada seção se refaz ou se confere o diagnóstico acompanhando a evolução da resposta do corpo (aqui entende-se corpo físico, corpo emocional, mental, espiritual, ou seja, todos os níveis de manifestação energética que forma o corpo humano).

O tratamento é feito com técnicas como acupuntura, shiatsu, ventosa, moxabustão, kanrenbuí, Reiki, Su Jok e outras. Estas técnicas fazer parte do lado passívo de cada pessoa que apresenta algum tipo de distúrbio, o lado ativo é que a pessoa deve assumir a prática de uma atividade física como a Ginástica Energética Chinesa que é terapêutica e tem a função de harmonizar e potencializar esta energia, o Chi, e uma alimentação mais saudável possível.

Tudo isso, evidentemente, evitando ao máximo o uso de qualquer tipo de remédio

(Nas fotos abaixo vemos a esq. uma gravura chinesa mostrando a tomada de um dos pulsos; a dir., uma gravura japonesa mostrando a aplicação de moxa. Abaixo e a esq. apalpação do abdome, no centro auriculoterapia e a direita, a tomada do pulso direito. Abaixo e a esq, aplicação de ventosa ao longo da coluna e ao lado, aplicação de moxa nas costas. A seguir, Ashi-No-Shiatsu, shiatsu nos pés e ao lado, aplicação de agulha nas costas).

.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis Webnode