O que é a Medicina Tradicional
A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puntuados, manipulados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.
Este sistema é resultado da experimentação e aperfeiçoamento ininterrupto há vários milhares de anos: com ele se obtêm resultados mais rápidos e profundos com as técnicas terapêuticas, definidas nas páginas seguintes. Sem essa raiz, técnicas como a acupuntura ficam reduzidam a uma prática empírica, sem história científica e de alcance muito mais restrito.
Toda a cultura chinesa assenta em duas teorias base: a teoria do Yin/Yang e a teoria dos cinco movimentos energéticos. Toda a visão do mundo dos chineses nasce a partir destes dois princípios básicos. A medicina chinesa, como legado cultural chinês, aplica estes princípios à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu corpo de saber científico tradicional.