Cálculos renais

13-01-2010 15:12

 

Cálculos renais são cristais que se formam no sistema urinário (rim e ureteres, por exemplo), provocando o aparecimento de sintomas como dor tipo cólica muito intensa, disúria e/ou hematúria.

Consoante a localização dos cálculos podem existir diferenças na localização da dor. Nos cálculos renais a dor incide nos membros inferiores do lado afetado. Quando há movimento dos cálculos renais produz-se dor muito severa. A dor irradia pelo ureter até chegar ao períneo. Existe sensibilidade local ao toque e o Rim pode sentir-se inchado. Existe hematúria (sangue na urina).        

(Nesta imagem os números indicam os ureteres (1), os rins (2) e a uretra (3). Entre os ureteres e a uretra observa-se a bexiga).

 

Os cálculos no ureter provocam uma dor aguda associada a hematúria. Se as pedras se encontrarem no terço superior do ureter a dor localiza-se na região costovertebral e irradia para o bordo superior da crista ilíaca e abdome lateral. Quando os cálculos descem a dor acompanha irradiando para a pélvis, vulva ou testículos. O Rim pode apresentar-se inchado.

Se existirem cálculos vesicais a disúria é mais severa no fim. A dor localizada no baixo abdome irradia para o períneo. Dificuldade em interromper a micção e a hematúria tende a surgir no fim da micção. Urina frequente e urgente. Por vezes os cálculos podem sentir-se através do toque retal.

Se os cálculos se encontrarem na uretra existe disúria, retenção urinária, urina em gotas. Com cálculos na parte anterior da uretra pode observar-se inchaço e sentir-se dor no local onde o cálculo se encontra. 

Patologias ocidentais como cálculos renais ou infecção urinárias encontram-se bem explicados nos clássicos chineses sob o nome de síndromes Lin.  

A VISÃO DESTA SÍNDROME DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Dor tipo cólica no baixo abdome e zona lombar, dor contínua, dor agrava com calor, sensação de calor e peso local, urina em gotas ou anúria súbita, polaquiúria, urgência em urinar, hematúria, piúria, urina acompanhada de areia, urina amarela, escassa e escura, preferência por aplicações locais de frio, obstipação, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante e rápido.

Estagnação de Qi

Diz-se que a energia não circula livremente pelos rins, ou seja, a energia não circulando as funções renais ficam aquém do ideal. Dor tipo distensão, urina acompanhada de areia, retenção urinária, distensão no hipocôndrio e baixo abdômen, náuseas, vômitos, hematúria, língua com varicosidades sublinguais, pulso em corda.

Êxtase de Sangue

Êxtase do sangue provoca calor nos rins, isto leva a uma situação favorável a formação dos cálculos. Dor fixa tipo facada, possível palpação local de massas, hematúria, diminuição do débito urinário, possível anúria súbita ou urina em gotas, urina acompanhada de areia, língua púrpura com varicosidades sub-liguais, pulso tenso.

Vazio de Yang do Rim e Baço

Doença prolongada, dor crônica tipo moinha que agrava com frio e melhora com calor e pressão, polaquiúria, urina acompanhada de areia, frio generalizado, aversão ao frio, fezes moles ou diarréia, urina em gotas de cor clara, astenia, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua pálida e inchada.

Vazio de Yin do Rim e Fígado

Doença prolongada, urina em gotas, urina escura, urina acompanhada de uréia, sensação de queimadura no trato urinário, suores noturnos, febre vespertina, sensação de calor nas palmas das mãos e plantas dos pés, língua vermelha sem capa, pulso fino, superficial e rápido.

Todas estas patologias que levam à formação de cálculos renais são, como fica bem claro no artigo, resultados de desequilíbrios na energia essecial ou Chi (Ki em japonês).

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.